quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O “mito” da atividade física e saúde

Postado por Thamara ツ às 20:52 0 comentários

CARVALHO, Yara Maria de. O “mito” da atividade física e saúde. Págs 45 -122. 3ª edição ver.1 reimp. São Paulo: Hucitec 2004.

            O corpo é sempre relacionado com atividade física e saúde, onde o corpo é uma forma de representação que depende da época, do espaço e valores de uma sociedade, a autora faz uma associação da atividade física com a saúde publica brasileira.
            O texto aborda os conceitos de atividades físicas, em que se fica consciente através do corpo do outro com a influência da mídia, deixando assim a atividade física como um produto em que se pode comprar no mercado.
            A autora nos trás noções de corpo com a noção de subjetividade, sendo a subjetividade aquela que se constituiria na evolução das forças produtivas, ou seja, o corpo é produzido, assim como no processo industrial, em massa.
            Yara faz um estudo sobre a relação doença e saúde que se dá a partir do sistema precário de saúde, problema que o Brasil enfrenta há vários séculos atrás.
            A Educação Física era como intuito de possibilitar ao indivíduo a oportunidade de exercitar o corpo e o espírito. Essa idéia de prática de exercícios estava inserida no modo de pensar e agir capitalista em que a atividade física integraria a esse indivíduo uma ideologia dominante.
            A saúde pública na década de 1970, surge com uma nova redefinição da saúde pública, querendo reorganizar os serviços. A partir desse novo “movimento sanitário” que a parece o Sistema Unificado de Saúde (SUS).
            Aparece, então, a questão para definir atividade física, como esta está ligada à cultura corporal precisaria primeiro entender o que é cultura corporal. A cultura corporal está dividida em dois fatores: Educação Física e o Esporte, que a autora define o que é cada um, e chega à conclusão que “a atividade física é um instrumento de expressão do conteúdo compreendido pela Educação Física (...), atividade física carrega toda e qualquer ação humana que comporte a idéia de trabalho como conceito físico”. A autora exemplifica como movimento humano, a atividade física, o ato de caminhar no parque até o fazer sexo.
            Logo em seguida, ela trás a questão da pratica da atividade física como atividade de lazer e as possibilidades para a prática da atividade física e os apelos para a sua prática. Yara conclui, então, no final do capítulo 2, que a atividade física propõe: a relação entre corpo e mente e no setor capitalista que o corpo é entendido como um fetiche.
            No capítulo 3, Yara trás alguns elementos de um projeto para a educação física nas décadas de 1970 e 1980 no Brasil, com um personagem de programa humorístico e o ex-presidente, que ambos buscavam transmitir a idéia da necessidade de exercícios físicos e práticas esportivas para a saúde.
            As políticas educacionais ratificaram a presença da Educação física como atividade curricular escolar com objetivo de melhorar  a “aptidão física”. A autora fala os papéis desempenhados pelos médicos e um pouco de como a implementação do curso de Educação Física se deu no país, o desequilibro entre homem e homem como sinal de doença, o mito da saúde (idéia de que a atividade física é um “santo remédio”, divulgada nos veículos de comunicação em massa), e uma cartilha para capacitar os profissionais de Educação Física em “exercício e saúde”.
            A seguir, a autora trás discussões entre a atividade física como um dos processos que se refere ao consumo pessoal, um serviço que se transforma em mercadoria.
            “A atividade física como mercadoria veiculada pelos meios de comunicação de massa tende-se a assumir (...) as características dos empreendimentos do setor produtivo ou de prestação de serviços capitalistas”.
            Com o surgimento da tecnologia, a autora fala sobre a possível substituição do profissional de Educação Física por cirurgias, a facilidade  de ter aparelhos de ginástica em casa sem precisar ir à academia.
            De maneira um pouco abstrata, nesses trechos do livro, a autora faz reflexões sobre a influência social, a história e concepção de corpo, a relação da atividade física e a questão da saúde pública, a relação sujeito sociedade e as tecnologias.
            Concluí que saúde não é somente praticar atividade física e que a tecnologia e as facilidades estão dividindo espaço com os profissionais de educação física na atualidade. E então questiono: a tendência para o profissional dessa área é a escassez? Porque, como atividade física e o corpo esta cada vez mais materialista e encarado como objetos, é mais fácil de serem “comprados” e consumidos através de propagandas dos veículos de comunicação em massa, e muitos estão recorrendo ao bisturi, diminuindo a atuação do profissional de educação física.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Aprendizagem e desenvolvimento motor e a Natação

Postado por Thamara ツ às 20:39 0 comentários
Tinha isso postado aki desde 01/06/2009, mas nao tinha sido publicado.  É um basico resumo meio crtc+ctrv (confesso!). Fico devendo as referencias =(

- - - - -- - - - -- - - - - -- - - -- - - - -- - - -- - -30

Devido a traduções livres de material na língua inglesa, surgem algumas dificuldades no entendendimento da definição dos seguintes termos: habilidades e capacidade, pois skill significa habilidade e ability significa capacidade.
Segundo Magill (1998), os termos movimento, habilidade, técnica e capacidade podem ser definidos como:
  •  Movimento: deslocamento do corpo humano;
  •  Habilidade: ato ou tarefa que tem zero na sua escala, individual e a fim de ser executado corretamente;
  •  Técnica: coletiva, para atingir um determinado objetivo;
  • Capacidade: é o conjunto de condições necessárias para a realização de uma atividade.
Na aprendizagem motora dá-se ênfase ao estudo das habilidades motoras. As habilidades motoras são classificadas em:
  •  Abertas: podem influenciar no resultado e o ambiente é imprevisível;
  •  Fechadas: ambiente previsível e não influencia no resultado;
  •  Globais: quando envolve grandes grupos musculares;
  •  Finas: quando envolve pequenos grupos musculares;
  •  Discretas: o principio e fim é definido;
  •  Contínuos: o principio e o fim é claro;
  •  Seriados: apresentam como uma seqüência de habilidades discretas.
Ao aprender uma habilidade motora é preciso conhecer e saber identificar essas fases, principalmente na iniciação esportiva nos primeiros contatos do aluno iniciante com a natação. A aprendizagem motora ocorre em três fases: cognitiva, que é marcada por um grande número de erros grosseiros; associativa, que os erros são em menor numero e tendem a ocorrer nos detalhes das habilidades; autônoma em que o iniciante já consegue realizar a habilidade sem grande demanda de atenção, sendo possível realizar outra tarefa simultânea, e, além disso, já pode detectar e corrigir os próprios erros.
Algumas características do iniciante é que os iniciantes preocupam-se com varias coisas, tem dificuldade em lidar com muitas informações ao mesmo tempo e a falta de segurança e confiança.
O professor deve motivar o aluno a praticar, determinar metas, informar verbalmente além de usar recursos como a demonstração.
Como características de desenvolvimento motor, temos: o principio de continuidade em que se inicia antes do nascimento e prossegue até a morte; o principio da totalidade em que ocorre em todos seus aspectos simultaneamente; o principio da especificidade em que enfatiza um aspecto em cada situação; o principio da progressividade em que não ocorre de forma rápida e está sempre em evolução; e o principio da individualidade que respeita as características e experiências vivenciadas individualmente.
A fase do desenvolvimento motor é dividida em movimentos reflexos (idade pré-natal até 6 meses); movimentos rudimentares (de zero a 2 anos); movimentos fundamentais (de 2 anos a 7 anos); e movimentos especializados (dos 7 anos em diante).
Os movimentos fundamentais seriam a postura estática e dinâmica, flexão e extensão, rotação e circundução. Essa combinação de movimentos levaria às habilidades de flutuação, propulsão, imersão e respiração, que são necessários para às habilidades específicas como os nadas crawl, peito, costas e borboleta, que são movimentos determinados.
A aula de natação deve proporcionar prazer, ser lúdica e ser capaz de alcançar o objetivo de várias maneiras criativas e diferentes de movimentos.
O estudo do desenvolvimento motor é um instrumento importante para que o profissional apresente coerência na sua intervenção prática e a formação do futuro atleta de rendimento depende dessa base motora desenvolvida na infância.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Coisas do coração

Postado por Thamara ツ às 19:41 0 comentários

É incrível como o coracao é bobo. Ja teve vontade de ultrapassar a tela do computador só para abraçar alguém que estava do outro lado? Alguem por favor, invente o teletransporte.  [..]


escrito desde dia 04 de agosto de 2011 ...


terça-feira, 22 de novembro de 2011

Postado por Thamara ツ às 01:37 0 comentários

e como dizia CFA

Postado por Thamara ツ às 01:34 0 comentários


'Estou me transformando aos poucos num ser humano meio viciado em solidão'. [Caio Fernando Abreu].. Ta tudo taaao desmotivante. tudo sem graça e sem sal. preciso dar um apimentada, mas ta dificil viu.. e dai acabo me afastando e isolando. As vezes do nada sinto uma coisa ruim, uma tristeza sem fim e nada parece me alegrar. acho que eu devo estar precisando rever alguns conceitos.. fazer uma bela faxina e jogar as coisas ruim no lixo e preservar as boas.. trazer de vez meu novo amor, arrumar novos amigos.. aprender coisas novas, ocupar (mais) meu tempo ou saber administrá-lo melhor.... 

sábado, 19 de novembro de 2011

niver do blog

Postado por Thamara ツ às 13:18 0 comentários


que emocao!! e olha que pensei que isso aqui nem ia pra frente.. fiz como puro passatempo e nem achava que eu ia dar tanta moral pra esse cantinho que hoje faz parte de mim. Ja teve o nome de "sweet eighteen"; "my world"; "Welcome to Thamara's life"; e emfim o que vingou: "doces pensamentos sem rumo".. o por que? nao me pergunte.. talvez porque o fiz pra postar alguns escritos meus, porque alguns é meio sem nexo... nao sei!! ja perdi as contas de quantas vezes ja mudei o layout, e as musicas que tocam por aqui...
aqui tem publicacoes e algumas recordacoes de todos os meus amores, virtuais e presenciais, platônicos e reais, desde 2008.. uns diretamente outros indiretamente que so eu lembro... raivas, alegrias, atoisses, e nao maioria das vezes tristeza (bem emo ne hihihi), minhas transformacoes capilares tb beem presente aqui...
adooro ler as postagens antigas e ver a diferenca e semlhancas daquela pessoa, e da pessoa de agora. dos gostos que permanecem e dos que mudaram (radicalmente).. eh bom manter isso como um arquivo de memorias, porque como sempre digo, recordar é (tambem) viver !!! e que venha mais e mais anos de blog.


desde 19/08/2008 - Atual

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Seja feliz

Postado por Thamara ツ às 23:39 0 comentários
Seja feliz e nao se importe com as pessoas ao seu redor, 
elas nao sabem metade do que acontece com você !


sábado, 12 de novembro de 2011

Saudades - parte II ?

Postado por Thamara ツ às 00:04 0 comentários


Saudade é solidão acompanhada,
é quando o amor ainda não foi embora,
mas o amado já...

Saudade é amar um passado que ainda não passou,
é recusar um presente que nos machuca,
é não ver o futuro que nos convida...

Saudade é sentir que existe o que não existe mais...

Saudade é o inferno dos que perderam,
é a dor dos que ficaram para trás,
é o gosto de morte na boca dos que continuam...

Só uma pessoa no mundo deseja sentir saudade:
aquela que nunca amou.

E esse é o maior dos sofrimentos:
não ter por quem sentir saudades,
passar pela vida e não viver.

O maior dos sofrimentos é nunca ter sofrido.
{Pablo Neruda}

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Feliz, Feliz, Feliz !!!

Postado por Thamara ツ às 00:41 0 comentários
Abro um email com os ultimos artigos publicados na revista "Lecturas: Educación Física y Deportes", EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 16, Nº 162, Noviembre de 2011. Vou lendo os títulos e tcharãn... o artigo de numero 22 (de acordo com a listagem do email) é o meu.. fiquei taao emocionada, na hora nem acreditei. Logo fui pra pagina inicial da revista e ta la.. confirmadoo!!

mashallah mashallah !!

Segue ai o link: http://www.efdeportes.com/efd162/educacao-fisica-yoga-e-suas-possibilidades.htm
Nem tava taao confiante, afinal, foi meu primeiro artigo academico, mas dou Graças a Deus por essa conquista! Esse foi o primeiro de muitos, inshallah :)


domingo, 6 de novembro de 2011

Saudades

Postado por Thamara ツ às 22:47 0 comentários


Sinto saudades de tudo que marcou a minha vida.
Quando vejo retratos, quando sinto cheiros,
quando escuto uma voz, quando me lembro do passado,
eu sinto saudades...

Sinto saudades de amigos que nunca mais vi,
de pessoas com quem não mais falei ou cruzei...

Sinto saudades da minha infância,
do meu primeiro amor, do meu segundo, do terceiro,
do penúltimo e daqueles que ainda vou ter, se Deus quiser...

Sinto saudades do presente,
que não aproveitei de todo,
lembrando do passado
e apostando no futuro...

Sinto saudades do futuro,
que se idealizado,
provavelmente não será do jeito que eu penso que vai ser...

Sinto saudades de quem me deixou e de quem eu deixei!
De quem disse que viria
e nem apareceu;
de quem apareceu correndo,
sem me conhecer direito,
de quem nunca vou ter a oportunidade de conhecer.

Sinto saudades dos que se foram e de quem não me despedi direito!

Daqueles que não tiveram
como me dizer adeus;
de gente que passou na calçada contrária da minha vida
e que só enxerguei de vislumbre!

Sinto saudades de coisas que tive
e de outras que não tive
mas quis muito ter!

Sinto saudades de coisas
que nem sei se existiram.

Sinto saudades de coisas sérias,
de coisas hilariantes,
de casos, de experiências...

Sinto saudades do cachorrinho que eu tive um dia
e que me amava fielmente, como só os cães são capazes de fazer!

Sinto saudades dos livros que li e que me fizeram viajar!

Sinto saudades dos discos que ouvi e que me fizeram sonhar,

Sinto saudades das coisas que vivi
e das que deixei passar,
sem curtir na totalidade.

Quantas vezes tenho vontade de encontrar não sei o que...
não sei onde...
para resgatar alguma coisa que nem sei o que é e nem onde perdi...

Vejo o mundo girando e penso que poderia estar sentindo saudades
Em japonês, em russo,
em italiano, em inglês...
mas que minha saudade,
por eu ter nascido no Brasil,
só fala português, embora, lá no fundo, possa ser poliglota.

Aliás, dizem que costuma-se usar sempre a língua pátria,
espontaneamente quando
estamos desesperados...
para contar dinheiro... fazer amor...
declarar sentimentos fortes...
seja lá em que lugar do mundo estejamos.

Eu acredito que um simples
"I miss you"
ou seja lá
como possamos traduzir saudade em outra língua,
nunca terá a mesma força e significado da nossa palavrinha.

Talvez não exprima corretamente
a imensa falta
que sentimos de coisas
ou pessoas queridas.

E é por isso que eu tenho mais saudades...
Porque encontrei uma palavra
para usar todas as vezes
em que sinto este aperto no peito,
meio nostálgico, meio gostoso,
mas que funciona melhor
do que um sinal vital
quando se quer falar de vida
e de sentimentos.

Ela é a prova inequívoca
de que somos sensíveis!
De que amamos muito
o que tivemos
e lamentamos as coisas boas
que perdemos ao longo da nossa existência...
[Clarice Lispector]

sábado, 5 de novembro de 2011

Eid ul Adha - Bakra Eid

Postado por Thamara ツ às 22:37 0 comentários

Eid al-Adha (Bakra EID) ou Festival do Sacrificio é sempre no mesmo dia do calendário islâmico, a data no calendário gregoriano varia de ano para ano desde que o calendário islâmico é um calendário lunar e o gregoriano é um calendário solar. (by wikipedia)


Ha quem mate o peru gluglu... (ou o compra), e ha aqueles que matam a ovelha ou o carneiro. =)

Happy Eid Mubarak! ^^,

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Postado por Thamara ツ às 00:07 0 comentários
Você pode. 
Se quiser, você pode conquistar o seu destino, 
inventar a sua verdadeira vida. 
Sim, você pode. 
(CFA)



e a cada dia mais do que nunca, 
invento, conquisto
 e conto um pouco mais dessa historia,
chamada vida....
 

Doces Pensamentos Sem Rumo Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review