sábado, 8 de fevereiro de 2014

Laranja Mecânica de Anthony Burgess

Postado por Thamara ツ às 01:29 0 comentários
Então, eu disse pra eu mesma que irei registrar todos os livros que lerei neste ano.
Bom, não sei se entra porque comecei a ler no final de 2013, mas tudo bem, foi recomendado pelo meu amor, já conhecia o filme mas o livro é maneirissimo!

Laranja Mecânica
Laranja Mecânica: quanto estranhamento! A começar pela capa do livro e pelas palavras que são horrorshow. Confesso que comecei lendo sem olhar no glossário nadsat, mas como li fragmentado (tipo muito) eu acabava esquecendo de algumas palavras e ai foi quando por um curto espaço de tempo recorri ao auxilio do glossário. Rapidinho você acostuma com as palavras e lê numa boa.

No inicio tambem relacionava muito com o filme do Kubrick, e frequentemente procurava no youtube as musicas do Beethoven (ouvindo agora a nona sinfonia, porque de todas é a mais bela). Assim como qualquer pessoa, fica com raiva do Alex e de sua gangue. Por incrível que pareça, pela descrição que ele faz do Tosko tomei raiva do "Velho Tosko" e suas atitudes monstruosas, desesperadas, sem noção.

Nao sei por quais motivos mas minha boca salivava quando aparecia moloko ou os tchai. O momento no qual ele foi preso, só me veio a cabeça a frase "amigo é amigo, fdp é fdp" e também foi uma das partes que não consegui desvincular do filme.

E foi a partir do seu condicionamento a partir da Técnica Ludovico que fiquei com dó, senti pena do Alex. A rotina das vitaminas e um lado de "inocência" dele durante o processo. É horrível a descrição do tratamento, eu meio que senti a "rot seca" e poxa, aquela coisa com os olhos é horripilante tanto quanto no filme.

O que achei bacana foi o meio pelo qual realizaram a "cura", que foi através do que ele gostava, música clássica. Achei o Sr. Burgess gênio ao bolar isso.
 

Doces Pensamentos Sem Rumo Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review