quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A ‘McDonaldização’ dos costumes

Postado por Thamara ツ às 23:53 0 comentários
Acho que eu tambem sou cultura. Um breve testiculo sobre um sociologo frances que estudamos de leve no curso de Hotelaria. (*estudamos, nao porque ja formei, mas pq passei pela disciplina, e pq na atualidade a instituição esta de greve.. ¬¬)


Claude Fischler é um sociólogo francês, obteve seu doutorado em Sociologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) em Paris. Ele é especializado em antropologia da comida e comer. Trabalhando em uma perspectiva interdisciplinar, deliberadamente, ele explorou a estrutura e o funcionamento de cozinhas, gosto e preferências, imagem corporal e sua evolução e mudança ao longo do tempo e do espaço (L'Homnivore, Paris: Seuil, 1990 apud University of Washington, 2010).

Sua pesquisa subseqüente focada na percepção de risco alimentar, em abordagens comparativas de atitudes em relação à alimentação e saúde através das culturas, e, mais recentemente, sobre a avaliação e medição de felicidade e bem-estar numa perspectiva inter-cultural, com particular ênfase no papel da alimentação e comer.

Fischler serviu no Comitê Científico e do Comitê de Especialistas em Nutrição Humana da Agência Francesa de Segurança Alimentar (AFSSA), e no seu conselho de administração. Ele é membro do comitê gestor do Programa Nacional Francês para a Nutrição e Saúde, é um conselheiro do ministro francês da Agricultura e Alimentação e faz parte do Grupo Consultivo de Peritos sobre Comunicação de Riscos na EFSA (Autoridade Europeia de Segurança Alimentar).

No seu texto “ A ‘McDonaldização’ dos costumes”, escrito em 1996, Fischler contextualiza de maneira simples os hábitos alimentares dos ultimos anos, desde o inicio do seculo XX até a data presente em que publicou o texto.

Fischler começa dizendo do crescimento urbano juntamente com a modernização, como o surgimento de ‘pilulas concentradas’ como símbolo do “novo mundo”, que serviria como uma substituição da refeição devido ao processo de industrialização para nao ‘perder tempo’ com a alimentação na correria do dia-a-dia.

O resultado do efeito da pilula: os alimentos como carne seria um luxo e as verduras, frutas e legumes iam aparecer nos supermercados em embalagens plastificadas. Como vantagem, teria agilidade nas compras e no preparo dos alimentos.

Neste cenario industrializado e moderno, “os produtos mudam, mas as estruturas permanecem”, como acontece nos dias de hoje, a carne, os vegetais são congelados, diversos produtos entalados.
Com estas diversas mudanças do mundo moderno, surge duas preocupacoes: a questao da alimentação saudavel e o sentido da identidade cultural.

Porque houve mudança na saude publica, enquanto a expectativa de vida aumentou, difundiu as doenças consideradas “doenças de civilização” que sao as doenças cardiovasculares, gastrointestinais, obesidade, diabetes e etc.Em relação a identidade cultural, algumas pessoas preocupam com a sua tradicção culinaria com o medo da “americanização” e os fast-foods, hamburgers, coca-cola e etc (imperialismo alimentar norte-americano).

REFERENCIAS
Fischer, C. A “McDonaldização” dos Costumes. In: Flandrin, J. L.; Montanari, M. História da alimentação. Estação Liberdade, São Paulo, 2007. 841-863.

WASHINGTON, University. Claude Fischler. Disponível em: < http://www.grad.washington.edu/lectures/fischler.shtml>. Acesso em: 10 abr. 2011

Postado por Thamara ツ às 01:35 0 comentários

Estou me transformando aos poucos num ser humano meio viciado em solidão
(...)


[Caio Fernando Abreu]
 

Doces Pensamentos Sem Rumo Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review