quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Transtorno de Personalidade Borderline (TPB)

Postado por Thamara ツ às 17:07 0 comentários
 



O que é?
O transtorno borderline é um grave distúrbio que afeta seriamente toda a vida da pessoa acometida causando prejuízos significativos tanto ao indivíduo limítrofe como às pessoas a sua volta. 
Os sintomas aparecem durante a adolescência ou nos primeiros anos da fase adulta e persistem geralmente por toda a vida. Essa fase pode ser desafiadora para o paciente, seus familiares e seus terapeutas, mas na maioria das vezes a severidade do transtorno diminui com o tempo. 
Pelo fato dos sintomas eclodirem principalmente na adolescência, muitas vezes os pais ou familiares acham que é mera rebeldia própria da idade. Contudo, não fazem idéia que estão diante de um ente com um grave distúrbio.
As perturbações sofridas pelos portadores do TPL alcançam negativamente várias facetas psicosociais da vida, como as relações no trabalho, casa, e ambientes escolares. 
Tentativas de suicídio e suicídio consumado são possíveis resultados sem os devidos cuidados e terapia.

Caracteristicas:

Podem parecer egoístas ou egocêntricos; Fazem ou dizem algo impróprio para receber atenção e cuidado quando se sentem ignorados; dificuldade em confiar nas pessoas; Manias de perseguição e pensamentos paranóides; Possuem intensos sentimentos crônicos de vazio e tédio. Nada os preenche, nada os satisfaz, tudo vira enjoativo, monótono e tedioso rapidamente; Às vezes eles querem estar perto de outros, outras vezes quer estar longe; Mudam de comportamento de forma muito rápida, em questão de segundos: com pessoas que conhecem muito bem (tal como familiares e namorado), tratam-nas mal com frequentes discussões e provocações, mudando rapidamente para gentis e adoráveis com as outras pessoas na qual têm pouco intimidade; Eles vivem a testar o amor e afeição das outras pessoas;  Eles têm esse pensamento também consigo mesmos: se hoje eles se vêem como perfeitos, eles acham que merecem serem tratados como os melhores, como os principais e terem toda a atenção do mundo, caso contrário, eles se tornam terríveis, merecedores de maus tratos, punições e auto mutilações;

 

 

 

Doces Pensamentos Sem Rumo Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review