Tinha isso postado aki desde 01/06/2009, mas nao tinha sido publicado. É um basico resumo meio crtc+ctrv (confesso!). Fico devendo as referencias =(
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Devido a traduções livres de material na língua inglesa, surgem algumas dificuldades no entendendimento da definição dos seguintes termos: habilidades e capacidade, pois skill significa habilidade e ability significa capacidade.
Segundo Magill (1998), os termos movimento, habilidade, técnica e capacidade podem ser definidos como:
- Movimento: deslocamento do corpo humano;
- Habilidade: ato ou tarefa que tem zero na sua escala, individual e a fim de ser executado corretamente;
- Técnica: coletiva, para atingir um determinado objetivo;
- Capacidade: é o conjunto de condições necessárias para a realização de uma atividade.
Na aprendizagem motora dá-se ênfase ao estudo das habilidades motoras. As habilidades motoras são classificadas em:
- Abertas: podem influenciar no resultado e o ambiente é imprevisível;
- Fechadas: ambiente previsível e não influencia no resultado;
- Globais: quando envolve grandes grupos musculares;
- Finas: quando envolve pequenos grupos musculares;
- Discretas: o principio e fim é definido;
- Contínuos: o principio e o fim é claro;
- Seriados: apresentam como uma seqüência de habilidades discretas.
Ao aprender uma habilidade motora é preciso conhecer e saber identificar essas fases, principalmente na iniciação esportiva nos primeiros contatos do aluno iniciante com a natação. A aprendizagem motora ocorre em três fases: cognitiva, que é marcada por um grande número de erros grosseiros; associativa, que os erros são em menor numero e tendem a ocorrer nos detalhes das habilidades; autônoma em que o iniciante já consegue realizar a habilidade sem grande demanda de atenção, sendo possível realizar outra tarefa simultânea, e, além disso, já pode detectar e corrigir os próprios erros.
Algumas características do iniciante é que os iniciantes preocupam-se com varias coisas, tem dificuldade em lidar com muitas informações ao mesmo tempo e a falta de segurança e confiança.
O professor deve motivar o aluno a praticar, determinar metas, informar verbalmente além de usar recursos como a demonstração.
Como características de desenvolvimento motor, temos: o principio de continuidade em que se inicia antes do nascimento e prossegue até a morte; o principio da totalidade em que ocorre em todos seus aspectos simultaneamente; o principio da especificidade em que enfatiza um aspecto em cada situação; o principio da progressividade em que não ocorre de forma rápida e está sempre em evolução; e o principio da individualidade que respeita as características e experiências vivenciadas individualmente.
A fase do desenvolvimento motor é dividida em movimentos reflexos (idade pré-natal até 6 meses); movimentos rudimentares (de zero a 2 anos); movimentos fundamentais (de 2 anos a 7 anos); e movimentos especializados (dos 7 anos em diante).
Os movimentos fundamentais seriam a postura estática e dinâmica, flexão e extensão, rotação e circundução. Essa combinação de movimentos levaria às habilidades de flutuação, propulsão, imersão e respiração, que são necessários para às habilidades específicas como os nadas crawl, peito, costas e borboleta, que são movimentos determinados.
A aula de natação deve proporcionar prazer, ser lúdica e ser capaz de alcançar o objetivo de várias maneiras criativas e diferentes de movimentos.
O estudo do desenvolvimento motor é um instrumento importante para que o profissional apresente coerência na sua intervenção prática e a formação do futuro atleta de rendimento depende dessa base motora desenvolvida na infância.
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