quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Ayurveda - Sabedoria da Vida

Postado por Thamara ツ às 02:15 0 comentários

Ayurveda [ayur = vida, veda = conhecimento ou saber] significa “Ciência da longevidade”, “Conhecimento da vida”, “Sabedoria da vida”. 
É uma filosofia de origem indiana, que visa à harmonia e ao equilíbrio do microcosmo [Ser Humano] com o macrocosmo [universo]. De acordo com esta filosofia, o universo descende da harmonia de cinco elementos naturais [Ar, Agua, Terra, Fogo e Éter] que, por conseguinte, formam a base de toda substância orgânica e inorgânica que aqui habita. 
Essa filosofia indiana propõe a ensinar a partir do conhecimento individual da vida, mudanças de hábitos particulares que poderão influir definitivamente na conservação da saúde e condução à longevidade.

Sobre os Doshas [Biotipo]
Dosha é a caracterização do perfil biológico do indivíduo. Existem três doshas: Vata, Pitta e Kapha, sendo que cada um apresenta suas determinadas características. Todas as pessoas possuem os três doshas, mas em proporções variadas. Eventualmente, há excesso ou carência de um dos três doshas, o que constitui um desequilíbrio, que pode originar uma patologia.
Encontrei um artigo que cita cada Dosha e quais exercícios de Yôga contribuem para amenizar os aspectos negativamente marcantes de cada perfil.


Kapha

Elementos: água + ar.
Características: pesado e frio.
Comportamento: lento, pacífico e avesso a mudanças.
Doenças mais comuns: enxaqueca, sinusite, obesidade.
Sabores benéficos: picante, amargo e adstringente.
Sabores prejudiciais: salgado, doce e ácido .
Yoga: como tem uma certa tendência à preguiça, as pessoas de kapha devem optar por modalidades de yoga mais vigorosas que as estimulem a vencer a lentidão.

Pitta

Elementos: fogo + água.
Características: quente, oleoso e leve.
Comportamento: inteligente, desafiador e objetivo.
Doenças mais comuns: inflamações, hipertensão, gastrite.
Sabores benéficos: doce, adstringente e amargo.
Sabores prejudiciais: salgado, picante e ácido.
Yoga: pessoas Pitta devem privilegiar posturas corporais que trabalham o equilíbrio e costumam gostar de asanas que exigem intenso trabalho muscular. Mas atenção: elas devem estar atentas com a competitividade, nada de fazer exercícios com intenção de superar o colega de sala.

Vata

Elementos: ar + éter.
Características: seco, leve e frio.
Comportamento: criativo, agitado e preocupado.
Doenças mais comuns: insônia, estresse, depressão.
Sabores benéficos: salgado, doce e ácido.
Sabores prejudiciais: picante, amargo e adstringente.
Yoga: por ser muito agitado, pessoas Vata devem priorizar exercícios que diminuem o ritmo. Os asanas mais indicados são aqueles que trabalham a introspecção, o equilíbrio e a flexibilidade.

Para encontrar o meu Dosha, fui em dois sites. No primeiro site deu Vata; No site Bons Fluidos fiz o teste. Primeiramente, deu Vata e Pitta. Refiz o teste. E deu Vata:


Quem tem esse perfil tende à ansiedade e agitação, e a chave de seu equilíbrio é a regularidade na rotina. Quando ele a perde, passa a ter um estado de inquietação, nervosismo e fadiga. Vata pode se desequilibrar em função da intensidade dos estímulos sensoriais que recebe.  Os exercícios indicados devem dar ênfase ao equilíbrio e alongamento – por exemplo, com a ioga. Qualquer outra atividade física também pode ser praticada desde que não seja à noite. Nesse período, a aceleração mental cresce e vata fica ainda mais agitado, comprometendo o sono.



Creditos: 
http://www.ganesha.jor.br/index.php?option=com_content&view=article&catid=3%3Aterapias&id=124%3Amedicina-ayurveda&Itemid=5
http://www.triada.com.br/yoga/yoga/aq175-213-512-2-yoga-ayurveda-beneficios-em-dobro.html
http://bonsfluidos.abril.com.br/livre/xtra/41/index.shtm 
 

Doces Pensamentos Sem Rumo Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review