quinta-feira, 16 de abril de 2009

Turismo no Percurso do Tempo: Desenvolvimento do Turismo Moderno.

Postado por Thamara ツ às 07:58 4 comentários

Bom, como estou fazendo hotelaria no IFG Goias [o antigo cefet], esse ai é um resuminho básico do capitulo 2 desse livro "Turismo no Percurso do Tempo", como é diificil achar algo sobre esse livro na net for free, resolvi então postar aqui. [ apenas para facilitar as suas pesquisas, entao desde já agradeça hihihi ]

YASOSHIMA, José Roberto. STIGLIANO, Beatriz Veronese. SILVEIRA, Adalgizo Silva. REJOWSKI, Mirian. Desenvolvimento do Turismo Moderno. In: REJOWSKI, Mirian (org.). 2002. Turismo no Percurso do Tempo. São Paulo: Aleph

O livro de Mirian Rejowski, Turismo no Percurso do Tempo, abrange toda a trajetória do turismo desde a Antiguidade Classica, os gregos e romanos, Idade Média, Renascimento, até nos dias de hoje, contando como era o transporte, os serviços de hotelaria, as estradas, o que era lazer para cada tipo de época e lugar e também sobre algumas personalidades que contribuiu para que consolidasse o turismo moderno, esse que nos conhecemos.
Século XIX surge, desenvolve e consolida o turismo, por que até então o turismo que nos conhecemos hoje não existia. No século XX houve a implantação e o desenvolvimento do turismo como atividade turística a partir disso surge as empresas, e a consolidação de uma base de uma hotelaria.
Marcado por profundas mudanças econômicas e sociais, foi no século XIX que as tecnologias a vapor foram aplicadas a navios e trens, desenvolvendo assim o transporte ferroviário e a navegação à vapor, facilitando assim as “viagens”.
Com o surgimento da classe média, os trabalhadores tiveram um aumento no tempo livre e estavam à procura de viagens recreativas, pois até então somente a aristocracia era a classe turística. A partir disso, surgiu o Termalismo, Cassinismo, Paisagismo e Montanhismo.
Termalismo são balneários para descanso e lazer, que mudou a mentalidade dos europeus dessa época, que não costumavam tomar banhos com frequência.
Talassoterapia, uma nova técnica fundamentada no tratamento com água salgada e gelada. Essa técnica utilizava o banho como forma de cura, tirando todo o “receio” que os europeus tinham com a água.
Paisagismo e montanhismo, um meio de buscar compromissos sociais, momentos de sossego, gozar a vida na natureza. Também se localizavam nas montanhas os sanatórios, por ser um ambiente calmo e longe o meio urbano. As artes e romantismo também fizeram com que estimulasse o interesse pelos cenários, natureza e montanhas, como por exemplo Goethe que relatava em suas obras a natureza.
Em meados do século XIX, começou a surgir as empresas de viagens. Uma delas é a Agência Abreu, na Cidade do Porto em Portugal, que tratava de passaportes, passagens e de visto de saída.
Em 1850, surge a American Express, criada por Henry Wells, William George Fargo e John Butterfield, empresa de serviços de entregas rápidas. A American Express principiou a venda de ordens de pagamento que ficaram conhecidas como Traveller checks (cheques de viagem).
Estabelecendo as bases do turismo moderno, Thomas Cook, em 1841, andara 15 milhas para um encontro de uma liga contra o alcoolismo em Leicester. Para um outro encontro, em Loughborough, ocorreu-lhe a idéia de alugar um trem para levar outros colegas. Juntou 570 pessoas, comprou e revendeu os bilhetes, configurando a primeira viagem agenciada. Em 1846, realizou uma viagem similar de Londres para Glasgow com 800 pessoas, utilizando os serviços de guias turísticos. As inovações de Cook marcaram a entrada do turismo na era industrial, no aspecto comercial. Por isso Cook é considerado o “pai” do turismo moderno.

Com o surgimento dos transportes ferroviários e hidroviários, pode-se citar o Orient Express (Expresso Oriente), citado em vários filmes e livros, como por exemplo o livro escrito por Agatha Christie. O Orient Express é um trem de luxo que liga Londres, Inglaterra, à Istambul, na Turquia, através de diversas rotas da Europa Central e Ocidental. Seus vagões sao decorados em estilo turco e acarpetados, alem de ter serviços de alimentação e chuveiro de água quente.
A abertura do Canal de Suez, em 1869 contribuiu para o crescimento do trafego para a Índia e ao extremo oriente. Também com a abertura do Japão para o comercio, estimou a navegação pelo Oceano Pacifico. No mesmo ano, foi completada a ligação ferroviária transcontinental nos Estados Unidos, tornado possível a viagem ao redor do mundo.
A partir de uma noticia num jornal londrino, Julio Verne publica seu romance “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, no qual o personagem Phileas Fogg, fez a viagem ao mundo em 80 dias devido ao avanço dos meios de transportes. Baseado nesse romance, Michael Anderson, em 1956, dirigiu o filme “Around the World in Eighty Days” (A Volta ao Mundo em 80 Dias), e refilmado em 2004, sob a direção de Frank Coraci.
Como consequência do desenvolvimento dos transportes ferroviários, começaram a surgir os terminus hotels (hotéis de ferrovia). Os hotéis de ferrovia são os hotéis que ficavam proximos aos terminais ferroviários, dando mais conforto aos viajantes que precisavam de uma breve estadia.
Com a iluminação, seja ela à gas ou elétrica, estimulou a criação de cabarés de luxo, como por exemplo o Moulin Rouge (Moinho Vermelho), e também desenvolvimento da atividade gastronomica e hoteleira.
César Ritz (1850-1918),considerado o “pai da hotelaria moderna”, pois melhorou os serviços dos hotéis, modernizou as instalações e criou um novo conceito de administração e serviço hoteleiro, também criou a figura do sommelier, além de introduziu o banheiro nas unidades habitacionais criando as suítes revolucionando a administração.
Os guias de viagens usados pela aristocracia, foram substituídos por publicações de que podiam ser levadas no bolso. Karl Baedeker (1801-1859) era filho de editores alemães. Tendo viajado muito quando jovem, ele então percebeu a importância e o interesse que teriam os guias de viagens para viajantes. Seu primeiro guia foi editado em 1829, intitulado Rheinlande, sobre o Reno, e a partir daí iniciou sua expansão.
Grupos de turistas começaram a se organizar de acordo com os interesses específicos, destacando assim o surgimento de clubes. Esses clubes organizavam cursos para guias, realizavam estudos, construíam meios de hospedagem, e elaboravam guias e mapas. Em 1875, surge o Camping Club de Londres. O entusiasmo pela vida saudável e ao ar livre coincidiu da invenção da bicicleta e as férias com a utilização desse meio de transporte.
O desenvolvimento da atividade turística apresentava crescimento contínuo e um início da profissionalização do setor turístico. Essa época foi caracterizada pelas novidades e por grandes transformações que teve nas feiras mundiais seu grande reflexo. Nestas feiras, deram inícios a um período de grandes eventos dos quais pode-se destacar importantes conquistas tecnológicas do homem. A primeira feira ocorreu em 1851, em Londres, no Hyde Park.

Pode-se destacar como grande evento os Jogos Olímpicos, no final do século XIX, idéia concebida pelo barão francês Pierre de Coubertin. Na primeira Olimpíada, realizada em Atenas, Grécia, em 1896, participaram 13 países e 285 atletas.
Com uma linguagem fácil, o capítulo 2, “Desenvolvimento do Turismo Moderno”, gira em torno dos séculos XIX e XX, percorrendo os aspectos do turismo, começando pelas grandes transformações no começo do século XIX, como por exemplo o surgimento da classe média e a tecnologia a vapor em navios e trens, passando por César Ritz, considerado o “pai” da hotelaria moderna, Thomas Cook o “pai” do turismo moderno, os guias de viagens, as empresas turísticas e os eventos.
 

Doces Pensamentos Sem Rumo Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review