quarta-feira, 8 de abril de 2015

Relato viagem II :PREPARANDO A DOCUMENTAÇÃO

Postado por Thamara ツ às 08:27
PERÍODO DE VIAGEM E PASSAPORTE

A parte mais difícil é definir o período da viagem. Por que? Porque é por meio de datas, que se tornam metas, que você calcula o tempo para se preparar. Exemplo: defini que minha viagem será em março, levei em consideração por ser baixa temporada (final do inverno, menor quantidade de roupas na mala e menor chance de passar frio), calculei aproximadamente 6 meses para mendigar e juntar dinheiro para o básico dessa viagem (documentação, passagem aérea, hospedagem, alimentação e transporte) e está sendo o maior desafio devido a alta da moeda.

Depois de definir o período, fui até o site da Polícia Federal para  verificar os documentos para confecção do passaporte,  e lá vai eu acessar o portal 
http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/passaporte para providenciar a documentação, preencher a Solicitação de Passaporte, imprimir a GRU no valor de R$156,07 *e claro, pagar*, agendar o atendimento no posto escolhido e comparecer na data e hora agendada com os documentos necessários original.

Tudo feito, lá vai eu com a pastinha de plástico debaixo do braço até a unidade da PF que escolhi mais próxima de minha casa *a mesma que você escolhe quando preenche o formulário no site* no horário marcado. Vá bem arrumadinha, mas sem exageros na make, pois é na entrega da documentação que você registra a foto que irá ficar no seu passaporte por 5 anos (parece que os mais novos - feitos não sei a partir de quando - terão validade de 10 anos). O passaporte fica pronto entre 5 e 7 dias úteis.


Passaporte pronto, vamos olhar o orçamento e procurar pela passagem. E Londres é um destino caro!
Optei pelo voo direto, saindo de Guarulhos e noturno da Tam Linhas Aéreas pelo preço. Poderia pela TAP Airlines e desembarcar em Portugal (relatos na internet e de colegas que lá é mais tranquilo, menos exigente).


PREPARANDO A DOCUMENTAÇÃO

 Talvez essa seja a parte de maior dedicação e mais detalhosa, pois é o recrutamento de todos os documentos para encarar a imigração. A ansiedade transborda em mim só de falar em imigração, ler relatos de como foi a imigração das outras pessoas me deixa mais nervosa ainda, principalmente quando não foram aceitas pelo agente/responsável pelo serviço em Londres. Antes mesmo de comprar a passagem (se possível), eu já estou fazendo um check list dos documentos e colocando tudo separado numa pasta (pra não acontecer que os duendes peguem e eu me descabele atras deles em cima da hora), são eles:

- Passagem de volta (e-ticket serve)
- Reservas de hotel para todo período (no caso de aluguel de apartamento, contrato ou recibo de pagamento)  (levei tudo, inclusive onde eu iria ficar na França)
- Carta-convite, caso vá ficar hospedado em casa de familiares ou amigos. Nesta carta-convite o anfitrião deve explicar que vai receber você por X dias e indicar o endereço na Europa. Essa carta não precisa mais ser registrada em delegacia ou cartório, mas deve ser assinada, escaneada, e enviada por e-mail  (Foi a autorização de hospedagem emitida pela universidade onde eu iria visitar meu BF)
✔ - Seguro-assistência com cobertura de 30.000 euros (meu seguro foi cobertura de USD 50,000 da empresa Assist-card)
✔ - Cartões de crédito e débito (tipo VTM) e dinheiro em espécie  (No meu caso, levei só em espécie e o recibo de compra das moedas)
Fonte: http://www.viajenaviagem.com/2012/05/europa-imigracao-bagagem 


Fora essa documentação, levei cartão de vacina e o cartão internacional que é o expedido pela ANVISA nos aeroporto constando somente dados sobre a vacina da febre amarela; comprovante de endereço; lista de contatos telefonicos de pessoas no Brasil (família, amigos e colegas de trabalho) e a declaração de matricula, pois, também sou estudante).










0 comentários :

 

Doces Pensamentos Sem Rumo Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review